Ulianópolis
no site na web

Municípios que sairam da lista dos maiores desmatadores

As cidades apresentadas abaixo, cumpriram metas como reduzir o desmatamento para menos de 40 quilômetros quadrados por ano e expandiram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para 80% dos produtores.

01 - Paragominas (PA)
02 - Querência (MT)
03 - Alta Florsta (MT)
04 - Santana do Araguaia (PA)
05 - Ulianópolis (PA)
06 - Dom Eliseu (PA)

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, outras cidades amazônicas estão prestes a deixar a lista negra. De acordo com o governo, apesar do número ainda bastante alto de remanescentes, o saldo tem sido satisfatório. “O desmatamento está caindo na Amazônia. Outros 20 municípios já estariam aptos a sair da lista se fosse analisado apenas o critério de redução de desmatamento”, afirma Juliana Simões, gerente de Política para o Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente. “O que está segurando boa parte desses municípios ainda é a falta de CAR (Cadastro Ambiental Rural).”

O CAR é considerado o primeiro passo necessário para a regularização ambiental. Isso porque ele exige o mapeamento georreferenciado – a medição topográfica do terreno – que identifica, por exemplo, as Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL). Para sair da lista do ministério, é preciso que pelo menos 80% do município esteja mapeado. “Esse é o gargalo, seja por falta de recursos ou mobilização do governo e da sociedade”, diz Juliana. Muitos produtores rurais também aguardam uma definição do Código Florestal no Congresso para dar continuidade à regularização de acordo com as novas regras aprovadas.
 

W3C Validations

Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Morbi dapibus dolor sit amet metus suscipit iaculis. Quisque at nulla eu elit adipiscing tempor.

Usage Policies